REGULAMENTO GERAL
1.Objetivos
a. Difundir o tiro com ar comprimido e airsoft em todo o território nacional;
b. Desenvolver o tiro esportivo e o espírito competitivo para o público em geral;
c. Desenvolver o poder de concentração e a auto disciplina;
d. Buscar uma maior participação e interação entre famílias e amigos (tiro social) pelo esporte do tiro; e
e. Promover competições a baixo custo.
2. Data, hora e locais de competição
Clicando no seu Estado no mapa do Brasil na capa do site vai ser aberta a página do Estado, clique no nome do clube para abrir a sua página. Clicando no icone impressora correspondente ao evento que você deseja vai abrir o cartaz da competição onde estão os dados sobre a mesma.
3. Desenvolvimento
a. Concepção da competição
1) Pelo site do Tiro Virtual (www.tirovirtual.com.br) serão feitos os cadastros dos atiradores, as inscrições nas provas e os lançamentos dos resultados.
2) Os resultados deverão ser digitados, pelo organizador local, no site do Tiro Virtual até as 22:00 horas do dia posterior a competição. Isto proporcionará a geração de classificações dos atiradores a nível local, estadual e nacional.
3) Nos locais de competição com acesso a internet sugeri-se disponibilizar telões ou televisor para projeção dos resultados diretamente do site.
4) O público em geral poderá acompanhar a disputa pelo site do Tiro Virtual.
b. Provas do Tiro Virtual
1) Armas de ar comprimido (chumbinho)
01 Carabina de ar – 10m – mola – mira aberta – Cal 4,5mm – Alvo LCL do Tiro Virtual
02 Carabina de ar – 10m – mola – mira aberta – Cal 5,5 ou 6,0mm – Alvo do Tiro Virtual
03 Carabina de ar – 25m – mola – mira aberta – Alvo LCL com 3 Centro
04 Carabina de ar – 25m – mola – mira aberta – apoiada – Alvo LCL do Tiro Virtual
05 Carabina de ar – 25m – mola – com luneta – apoiada – Alvo LCL do Tiro Virtual
06 Carabina de ar – 25m – PCP – com luneta – apoiada – Alvo LCL do Tiro Virtual
07 USBR – Carabina de ar – mola – com luneta – Alvo LCL USBR Verde
08 USBR – Carabina de ar – PCP – com luneta – Alvo LCL USBR Verde
09 Silhueta metálica 1/10 – Carabina de ar – mola – mira aberta
10 Silhueta metálica 1/5 – Carabina de ar – mola – mira aberta
11 Pirulito metálica – Carabina de ar – mola – mira aberta
12 Desafio do giz – Carabina de ar – mola – mira aberta
13 Pistola de ar – 10m – Alvo LCL do Tiro Virtual
2) Arma airsoft
01 Desafio dos metais – Airsoft – arma curta – gás
02 Desafio dos metais – Airsoft – arma curta – elétrica
03 Desafio dos metais – Airsoft – arma longa – gás ou elétrica
04 Pista Airsoft – arma curta – gás
05 Pista Airsoft – arma curta – elétrica
06 Pista Airsoft – arma longa – gás ou elétrica
c. Categorias
1) Categoria mista
Carabina de ar – 25m – mola – mira aberta – apoiada
Carabina de ar – 25m – mola – com luneta – apoiada
Carabina de ar – 25m – PCP – com luneta – apoiada
USBR – Carabina de ar – mola – com luneta
USBR – Carabina de ar – PCP – com luneta
2) As demais provas serão disputadas, de acordo com a idade, nas categorias abaixo:
Juvenil masculino e feminino – até 15 anos
Júnior masculino e Feminino – de 16 a 20 anos
Sênior – de 21 a 55 anos
Dama – a partir de 21 anos
Master masculino – de 56 a 64 anos
Veterano masculino– a partir de 65 anos
Para-atleta – categoria única para homens e mulheres de qualquer idade.
3) As mudanças de categoria juvenil para júnior e de júnior para sênior ou dama serão de forma automática. Atiradores das categorias master que desejarem competir na categoria sênior e veteranos que desejam competir nas categorias master ou sênior deverão solicitar a mudança ao coordenador nacional.
4) A mudança de categoria acontecerá em 1º de janeiro do ano em que o atirador atingir a idade limite da categoria. Exemplo: atirador nascido em 23 de dezembro do ano 2.000 mudará da categoria juvenil para a categoria junior em 1º de janeiro do ano de 2.016, ou seja, o sistema tomará por base o ano (e não o dia e o mês do nascimento) em que o
atirador completar a idade correspondente à categoria; isto visa a evitar que um atirador mude de categoria durante o ano.
5) O atirador que mudar de categoria terá seus resultados transferidos para a nova Categoria nos ranking e campeonatos local, estadual e nacional.
d. Classes
1) Visando estimular a disputa em diferentes níveis a categoria sênior masculino, nas provas que apresentam grande número de competidores, será dividida em classes.
2) As mudanças de classe será automática antes da primeira competição do ano, tomando por base a média dos resultados das provas realizadas durante o ano anterior.
3) Atiradores que não participaram de provas no ano anterior ou que participam pela primeira vez das competições do Tiro Virtual têm sua classe definida com o melhor resultado na primeira prova que participar.
4) Será permitido, uma única vez no ano, ao atleta de uma classe de pontuação mais baixa optar por sua participação em um classe de maior pontuação; para isso, deverá solicitar à coordenação nacional.
5) Não será permitido ao atleta de uma Classe de pontuação mais elevada optar por sua
participação em um Classe de menor pontuação.
6) Distribuição por classe somente para a categoria sênior:
a) Carabina de ar – 10m – mola – mira aberta – 4,5 mm
Carabina de ar – 10m – mola – mira aberta – 5,5 ou 6,0 mm
Classe A – A cima de 289 pontos
Classe B – de 280 a 289 pontos
Classe C – de 260 a 279 pontos
Classe D – até 259 pontos
b) Silhueta metálica 1/10 – Carabina de ar – mola – mira aberta
Classe A - a cima de 15 pontos
Classe B - de 10 a 15 pontos
Classe B - até 09 pontos
c) Pirulito metálica – Carabina de ar – mola – mira aberta
Classe A - a cima de 49 pontos
Classe B – de 20 a 49 pontos
Classe C – até 19 pontos
e. Cadastro
Para participar da competição, o atirador deverá se cadastrar no site do Tiro Virtual. Este cadastro é inteiramente gratuito. Após o cadastro o atirador poderá fazer sua inscrição.
f. Inscrição e reinscrição
O atirador poderá, dentro do tempo estabelecido para a competição, repetir a prova quantas vezes desejar, devendo para isso pagar uma inscrição e tantas reinscrições quantas forem as suas novas participações.
g. Valor das inscrições e reinscrições
1) O valor sugerido para a inscrição é de R$ 20,00 por prova. Por cada reinscrição, na mesma prova e na mesma etapa ou no mesmo evento extra, o valor será de R$ 15,00.
2) O organizador local terá o prazo até a primeira sexta-feira, após a competição, para fazer o pagamento do valor pertencente ao organizador nacional do Tiro Virtual.
h. Requisitos mínimos para a organização de uma competição
1) Local seguro para realização das provas, numa área mínima de 5 metros de largura por 12 metros de profundidade. Por ser ar comprimido não é necessário alvarás ou licença de funcionamento da polícia ou Exército.
2) Disponibilizar árbitros e auxiliares para as provas.
3) Um operador de computador para digitações, no site do Tiro Virtual, os novos cadastros dos atiradores, as inscrições de prova e lançamentos dos resultados.
4) Nos locais de competição com acesso a internet sugeri-se disponibilizar telão ou televisor para projeção dos resultados diretamente do site.
i. Premiação
1) Nível local
A premiação (medalhas ou troféus) no mínimo para os três primeiros classificados, dentro de cada categoria e classe, será de responsabilidade do organizador local.
2) Nível estadual e nacional
Não haverá premiação nos níveis estadual e nacional.
3) Certificado de participação
Os atiradores poderão imprimir, através do site, certificados de participação com sua pontuação e classificações nos níveis local, estadual e nacional em todas as provas sendo destacada a categoria e a classe.
4) Certificado de Recordista
Os atiradores poderão imprimir, através do site, certificados de recordistas para aqueles que obtiverem a maior pontuação da história do Tiro Virtual a nível local, estadual ou nacional em uma prova dentro de cada categoria.
5) Sorteio de brindes
a) É atribuição da coordenação nacional do Tiro Virtual a busca de brindes para serem sorteados a nível nacional onde concorrerão todos os participantes de todas as provas.
b) Cada organizador local deverá buscar brindes para sorteio entre os participantes do seu local. Logomarcas dos doadores (em arquivo digital) e os links dos sites dos colaboradores, caso tenham página na internet, deverão ser enviados para a
coordenação nacional para publicação no site juntamente com a relação dos brindes. O nome de cada brinde deverá ser informado com o seu valor comercial.
c) Os brindes nacionais serão automaticamente sorteados pelo sistema as 24 horas (horário de Brasília) do último dia de cada mês. Todos os participantes de todas as provas das etapas normais ou extras, de cada mês, concorrerão aos sorteios.
d) Os brindes locais serão sorteados pelos seus organizadores nos dias de suas competições, devendo informar à organização nacional os nomes dos ganhadores e seus prêmios.
j. Protestos e apelações
Cada local de competição deverá formar, antes do início da competição, uma comissão composta por atiradores e pessoal da organização para julgamento de protestos e apelações. Esta comissão dará o parecer final de cada caso apresentado.
k. Lançamento dos resultados
Os resultados obtidos nas provas deverão ser lançados, preferencialmente, imediatamente após cada participação de cada atirador. Isto dará uma maior realidade e interação entre os competidores a níveis nacional, estadual e local com o público em geral.
l. Programação
Mensalmente, conforme o calendário publicado no site, haverá uma etapa do Tiro Virtual.
Cada local poderá realizar um evento extra durante cada mês, independente de ter participado ou não da etapa programada.
m. Campeonatos
O site do Tiro Virtual publicará os resultados dos campeonatos a níveis local, estadual e nacional, tomando por base a soma dos até 4 maiores resultados entre todos os resultados, de cada atirador, dentro das categorias e classes durante o ano civil com início em janeiro e término em dezembro denominados:
1) Campeonato local
2) Campeonato estadual
3) Campeonato brasileiro
A classificação dos atiradores será na ordem decrescente da soma dos 4 maiores resultados. Os atiradores que tiverem somas iguais ficarão com a mesma classificação.
n. Competições extras
1) A pedido de cada organizador local poderá ser realizada uma competição extra mensal fora da data normal da etapa prevista no calendário do Tiro Virtual.
2) Os resultados da competição extra serão válidos para todos os campeonatos.